Lembre-se: todo pedido conta! E, pequenas mudanças podem fazer uma enorme diferença no volume de suas vendas diárias. Aqui estão 7 dicas para aumentar receita e lucro.
- As pessoas gostam de coisas bonitas – Esta é uma afirmação que tem todo o sentido. Aproveite as horas com menor volume de serviço na cozinha e prepare cupcakes, doces, compotas, geleias. Embale-os de maneira atraente e crie sua própria marca. Disponha-os para venda ao lado do caixa, ou numa passagem obrigatória dos clientes, entrando/saindo do estabelecimento.
- Não negligencie os momentos mais lentos do dia – Se o período da tarde é mais tranquilo, crie promoções para gerar mais faturamento. Por exemplo: preços especiais para almoços entre 15:00 h e 17:00 h. Se, antes do jantar seu estabelecimento fica vazio, crie um happy hour mais movimentado, com descontos especiais para a segunda bebida, o segundo prato de aperitivos, etc.
- Saiba quais são seus itens mais rentáveis – Identifique-os e promova-os. Faça tudo que puder para garantir que se tornem os itens mais queridos de seus clientes. Tenha em mente que os itens mais rentáveis nem sempre são os mais caros. Para saber quais são os itens mais rentáveis do seu restaurante, bar, padaria e lanchonete.
- Capriche na redação e descrição dos pratos - Use textos tentadores e chamativos para descrever cada prato no cardápio. Por exemplo, em vez de chamar um prato de “Pimentão Recheado com Bacon e Tomate Seco” porque não tentar “Pimentão Mediterrâneo – Recheado com Tomates Confitados, Pancetta e Especiarias”.
- Novos pratos – Quando você criar um novo prato, peça à sua equipe para experimentá-lo e destacar o que mais chamou a atenção. Junte tudo e mostre a eles como podem falar com o cliente sobre o novo produto “o senhor quer experimentar o … tem um sabor de … e fica muito bem acompanhado de …”. É uma venda sugerida, e pode ajudar a alavancar seus novos pratos.
- Almoço/Jantar Tentação – Crie itens diferentes e disponibilize-os somente numa determinada refeição. Avise seus clientes habituais um dia antes e ressalte o caráter especial e exclusivo. Use, também, as mídias sociais para compartilhar a oportunidade. Se o item fizer sucesso, repita a operação mais uma ou duas vezes e incorpore-o ao cardápio.
- Faça publicidade – Não se esqueça de anunciar – não suponha que você tem um mercado cativo, e a concorrência não existe. Envie e-mails, crie uma newsletter, faça postagens nas redes sociais, crie uma página no Facebook. Mostre que seu restaurante, bar, lanchonete, padaria, está no mercado e quer conquistar mais clientes. Lembre-se, você está competindo com outros estabelecimentos e também com aquelas pessoas que trazem seu almoço de casa.
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