Está certo que o momento é de algum aperto. Mas, também temos que convir que as pessoas continuam se alimentando todos os dias, invariavelmente. Então, por que o negócio de restaurantes, bares, padarias, lanchonetes, vive em uma constante luta para sobreviver? Se existe consumo e, nos últimos anos, o setor cresceu sempre num índice acima de 10%, porque tantos estabelecimentos não conseguem sobreviver?
A resposta é simples: mau planejamento.
Os serviços de alimentação têm uma dualidade única. Por um lado, são pura emoção: paixão, dedicação, serviço, cordialidade, lazer, prazer e entretenimento. Por outro, exigem controle e rigidez: inventários, sistemas, detalhes, precisão e consistência, são essenciais para se criar, e manter, um negócio de sucesso. Estes dois elementos são muito parecidos com yin e yang. Eles precisam um do outro para sobreviver. E os problemas surgem quando você se concentra demais em um e se esquece do outro.
Listo abaixo, quatro erros, que não são os únicos, mas podem sacrificar os lucros e colocar em risco a sobrevivência do seu negócio.
- Preço é uma coisa, valor é outra - Quando seu restaurante, bar, padaria, lanchonete, tem preços similares aos dos concorrentes e você os reduz, para atrair mais clientes, fatalmente vai perder dinheiro. Seu estabelecimento passa a ser uma mercadoria igual às outras – ou, como dizem no mercado financeiro, uma commodity. No curto prazo as vendas vão aumentar, mas não tanto quanto seria necessário para manter a lucratividade. Competir com preço exige uma estrutura e um volume de vendas muito grande para se tornar compensador. Não tente aplicar esta estratégia, pois dificilmente dará certo. Diferencie-se pelo valor agregado. E, estas são algumas maneiras de fazer isso:
- Forme seu pessoal para oferecer um serviço melhor – invista em treinamento, livros e cursos para melhorar o conhecimento da equipe. Lembre-se: seu estabelecimento será melhor, quando as pessoas que trabalham com você o tornarem melhor.
- Desenvolva itens de cardápio especiais – aqueles que só você oferece, e que podem se tornar uma “marca registrada” do seu restaurante, bar, padaria, lanchonete. Se sua casa não se destacar no mercado, será apenas mais um negócio oferecendo alimentação.
- Crie atividades e promoções que gerem diferencial – por exemplo, uma “Semana dos Vinhos Espanhóis”, um Dia das Mães inesquecível, um setor para atividades infantis, coloque música ao vivo, enfim, tire seu estabelecimento do lugar comum. Seja especial pelo valor, não pelo preço.
- Gerir não é querer fazer tudo, mas saber delegar – Todos têm grandes planos para seus negócios. Mas ficam presos à rotina, ao invés de dedicar o tempo para planejar e administrar. É fácil se enredar no dia a dia e cair numa roda viva. Você, como qualquer um, quer que o seu negócio seja bem-sucedido. O problema é que acaba fazendo o trabalho que poderia delegar a outro profissional. É simples assim: sua empresa não vai crescer até que você se concentre no que pode fazer seu negócio prosperar. É o seu tempo usado com sabedoria. Ao invés de ficar sentado no escritório verificando detalhes do estoque – coisa que um funcionário bem treinado pode fazer – é melhor gerar ideias para fazer com que seu restaurante, bar, padaria, lanchonete, seja a primeira opção de alimentação das pessoas na região. Ao invés de gastar o tempo com detalhes, invista-o no que é realmente importante.
- Contratar é uma arte, demitir uma necessidade – A admissão das pessoas certas para cada função é extremamente importante e tem influência direta nos resultados do seu negócio. No entanto, muitas vezes, não é a pessoa que você contrata que mais prejudica o estabelecimento, mas aquela que você não demite. Os maus funcionários são um dos motivos para seus lucros diminuírem. Eles não se importam com a empresa, e desperdiçam alimentos e insumos, ignoram os clientes, irritam os colegas, jogam fora os talheres quando caem acidentalmente no lixo, e por aí vai. Essas pessoas estão roubando de você de uma maneira que é muito pior do que desviar produtos. Eles roubam o seu tempo e energia, além de manter os bons clientes e funcionários longe do seu estabelecimento. Demita-os, e ponto final.
- Comprometimento é parte da gestão – Você, como a maioria dos proprietários de restaurantes, bares, padarias, lanchonetes, conhece as obrigações básicas para uma boa administração: custear o cardápio, criar um calendário anual de marketing, providenciar a manutenção das instalações, ter um Plano de Negócio, um orçamento anual, e muito mais. E, se há algo que deveria fazer para melhorar a gestão e não faz, transforme em obrigação! Elimine as desculpas de que não tem tempo para executar tudo. Você não tem as pessoas certas? Contrate-as. Você não tem tempo? Concentre-se no que é realmente importante. Você não sabe como fazer? Contrate alguém com o conhecimento necessário. Comprometa-se com o seu negócio.
Resumindo: a principal razão pela qual o seu restaurante, bar, padaria, lanchonete, não está gerando os lucros que deseja, é a soma das desculpas que você conta para si mesmo. Divorcie-se da estória e se case com a realidade.
Você nunca vai ter o sucesso que deseja, até que assuma o compromisso de fazer o que for preciso para chegar lá. Lembre-se: quando a falha é uma opção, há falta de compromisso. Qualquer mudança é difícil. E o negócio de alimentação fora do lar pode ser desafiante.
Procure um mentor, um professor ou um conselheiro. Faça algo que o coloque de volta no controle de seu estabelecimento. Desenvolva uma estratégia de preços e produtos, que o defina como líder de um nicho de mercado, não como uma mercadoria. Delegue tarefas que lhe permitam investir o tempo para construir o seu negócio. Livre-se dos maus funcionários. Pare de procurar desculpas e comece a gerar soluções.
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